Entradas e petiscos

20 receitas de canapés fáceis para você preparar em casa

Vai receber os amigos e a família para um almoço ou jantar e não sabe o que preparar para a entrada ou para compor a cartela de petiscos? As receitas de canapés são ótimas pedidas para quem quer servir algo simples, mas com uma aparência atraente e sabor incrível.

Para quem não conhece, os canapés são aqueles petiscos feitos a partir de diferentes bases, desde bolachas, fatias de pão, tortilhas, brioches, entre outras, e com uma cobertura deliciosa, que pode ser elaborada a partir de inúmeros ingredientes também, tais como patês, queijos, ovos e muito mais.

No entanto, o truque aqui para que o resultado fique atraente à mesa é acertar no tamanho das porções, que, obviamente, por se tratar de uma entrada ou petisco, não deve ser exagerado. A montagem é outro ponto que merece cuidado na hora do preparo dos aperitivos.

Quer aprender as melhores receitas de canapés para servir os seus convidados? Anote tudinho que vamos listar a seguir!

Veja também:

Receitas de canapés agridoces

Foto: Cozinha a Dois/Reprodução

1 – Canapé de uva com queijo: Apesar de ser uma receitinha um pouquinho trabalho, já que deve-se retirar as sementes de cada uma das uvas para, só então, assá-las, o resultado é uma delícia. A montagem segue a seguinte ordem: pão, uvas passas, queijo de cabra, nozes e mel.

2 – Canapé de porco com chutney: A carne de porco é um alimento que harmoniza muito bem com recheios agridoces, como é o caso desta receita, que combina um filé suíno assado bem temperado (para deixar o sabor bem marcante) com cobertura de chutney de abacaxi caseiro.

3 – Canapé de salmão com brie: A base dessa receita de canapé é feita com massa folhada assada. Em seguida, ela é coberta com salmão defumado, queijo brie, mel e azeite trugado. O preparo é simples, mas o petisco pronto pode demorar um pouco a sair depois de ir ao forno. Mas vale a pena experimentar!

4 – Canapé de geleia com presunto: Já para quem está procurando por receitas de canapés mais rápidas de fazer, essa é uma boa opção!

5 – Canapé de queijo coalho com melaço: Esta é uma dica de receita especial para paladares mais aguçados e que pode surpreender em muitos os seus convidados. ESte aperitivo é montado usando lascas de casca de abóbora, cubos de queijo coalho e melaço de cana. Uma iguaria realmente saborosa!

Receitas de canapés com legumes

Foto: Trem Bom/Reprodução

1 – Canapé de carne seca e batata: Aqui, este petisco é preparado cortando batatas assadas ao meio e cobrindo-as com carne seca e requeijão. Se você já tiver a carne dessalgada, essa receita não irá tomar muito o seu tempo para ser feita e o resultado é incrível.

2 – Canapé de abobrinha e camarão: Para os cozinheiros fãs de frutos do mar, essa dica de receita de canapé pode ser uma opção simples de fazer, mas com um gostinho especial. Neste caso, as fatias de pepino são cobertas com camarão ao molho tailandês. Além de uma aparência atraente, o sabor pode surpreender os seus convidados.

3 – Canapé de berinjela: Para preparar esse aperitivo, as fatias de berinjela são colocadas sobre papel manteiga e cobertas com molho de tomate temperado, folhas de manjericão, queijo e sal. Após isso, as unidades são levadas ao forno por cerca de 20 minutos e, em seguida, servidos ainda quentinhos.

4 – Canapé de tomate e abobrinha: Já esta receita de canapé é feita com um fatia de abobrinha com cobertura de uma fatia de tomate. Obviamente, o segredo para conferir sabor a esse petisco é temperar bem. Neste caso, são usados ingredientes como alho, tomilho, pimenta, sal e manjericão.

5 – Canapé de legumes: Nesta receita, são preparados dois sabores diferentes de patês (um de tomate seco e outro de cenoura) para usar como cobertura das fatias de legumes. Já na base, você pode usar batata doce, inhame ou pepino.

Veja também:

Receitas de canapés com carnes

Foto: Petiscos JP/Reprodução

1 – Canapé de pão: Aqui, você usará os pães de forma para preparar a sua receita de canapé para servir os convidados. O recheio fica a seu critério. Basta prepará-lo, enrolar as fatias de pão e prender tudo com a ajuda de palitos.

2 – Canapé de carne com ovo: Lembra do clássico bife à cavalo? Aqui, a ideia é fazer uma mini-versão dele. Para preparar essa receita de canapé, basta cobrir uma torradinha com um pedaço e bife e, por cima dele, colocar um ovinho de codorna frito. É simples, mas fica uma delícia!

3 – Canapé de caviar: Essa é uma opção de receita de canapé para quem busca um toque de sofisticação na hora de servir os convidados. Neste caso, o caviar é colocado sobre rodelas de palmito, que devem ser cortadas bem fininhas. Em seguida, basta cobri-las com um pouco de azeite e adicionar uma folha fresca de sua preferência.

4 – Canapé de carpaccio: Já nessa receita, você deverá cobrir torradas com fatias finas de carne do tipo carpaccio. Em seguida, acrescente queijo parmesão, mostarda, molho de alcaparras, limão e molho inglês. Além de requintado, esse aperitivo também oferece uma explosão de sabor, capaz de agradar até os paladares mais exigentes.

5 – Canapé de linguiça Blumenau: Para quem não conhece, a linguiça Blumenau possui uma textura diferente dos demais embutidos do tipo, sendo mais pastosa, dependendo do tempo de cura, o que pode tornar um pouquinho mas difícil de fatiá-la. Porém, ela é a grande estrela dessa receita, graças ao seu sabor mais marcante, que pode ficar ainda mais acentuado em cima de torradas.

Receitas de canapés variados

Foto: Gordelícias/Reprodução

1 – Canapé de tapioca: Já pensou em usar tapioca, que é um ingrediente tão simples presente na nossa cozinha, para preparar uma deliciosa receita de canapé? Aqui nesta receita, você pode fazer dois cremes à base de cream cheese, sendo um com sabor abobrinha com cebola e cenoura e outro com espinafre. Desta forma, você pode servir duas opções de aperitivos de uma só vez aos seus convidados.

2 – Canapés de queijo com ovos: Feita com pão italiano cortado em pequenas fatias, essa receita de canapé pode agradar a todos os paladares. A cobertura é preparada a partir de ingredientes como espinafre refogado e temperado e queijo minas. O toque final fica por conta do ovo de codorna adicionado em cima.

3 – Canapé de creme azedo com bottarga: Para preparar essa receita, basta cortar as fatias de pão de forma integral. Na cobertura, use lascas de bottarga, creme azedo caseiro e um pedacinho de cebolete. No lugar da bottarga, também pode ser usado o salmão defumado, que também confere um sabor marcante.

4 – Canapé de polenta e shimeji: Essa é opção de receita de canapé mais sofisticada, mas com preparo simples. Ela é feita com polenta, que é usada aqui como base para o aperitivo, e cobertura de shimeji na manteiga com shoyu. É de dar água na boca!

5 – Canapé de ovo com tomate: Outra receita simples, mas com um sabor especial, é a de canapé de ovo com tomate. Para prepará-lo, basta cobrir as mussarelas bolinhas com tomate cereja. O resultado é lindo à mesa!

Gostou de aprender as mais deliciosas receitas de canapés para servir os familiares e amigos? Compartilhe-as!

Até a próxima!

Deixe seu Comentário