Comida caseira

20 receitas de acompanhamentos para churrasco deliciosas

receitas de acompanhamentos para churrasco

Vai assar uma carne com a galera no fim de semana? Toda reunião pede um delicioso acompanhamento para churrasco, seja mais simples ou mais caprichado.

Por isso, assim como uma cerveja geladinha, investir em uma receitinha que agrade a todos os paladares presentes no almoço do domingão é a pedida perfeita.

Você pode optar por molhos, saladas, aperitivos, arrozes, farofas, entre outros tipos de acompanhamentos saborosos, para servir os amigos no churrasco, seja de carne, de asinha de frango, linguiça, pão de alho, queijo coalho ou outras delícias que você quiser.

Está sem ideias sobre o que escolher? Confira, no nosso post de hoje, 20 receitas de acompanhamentos para churrasco deliciosos para surpreender todos no seu happy hour!

Veja também:

Molhos e aperitivos

receitas de acompanhamentos para churrasco

Foto: iStock

1 – Ovo de codorna temperado: Para quem está procurando uma receita de acompanhamento para churrasco que leve poucos ingredientes e seja fácil de fazer, mas que fique saboroso, esta é a opção perfeita. A dica aqui é cozinhar primeiros os ovos de codorna e fritar o alho para, só então, temperar o aperitivo em um recipiente separado.

2 – Queijo meia cura temperado: Outra opção bastante prática de fazer e servir como acompanhamento para churrasco é o delicioso queijo meia cura. Para prepará-lo, basta cortá-lo em pedaços grossos e temperar bem, com os temperos que desejar.

3 – Molhos para churrasco: Aprenda a preparar os molhos que melhor combinam com churrasco para servir a galera no domingão: barbecue, chimichurri e de alho. São deliciosos e fáceis de fazer!

4 – Cebola assada com parmesão: Já para os churrasqueiros que adoram surpreender os amigos, a dica é apostar na cebola assada com parmesão como acompanhamento. Para preparar esse aperitivo, basta cortar as cebolas e temperá-las a gosto. Depois, é só adicionar queijo parmesão e azeite, embrulhar tudo em papel alumínio e assar na churrasqueira. É de dar água na boca.

5 – Pão de alho cremoso: Que o pão de alho é um clássico de todo churrasco, a gente já sabe. No entanto, poucas pessoas sabem que ele pode ser feito sem a ajuda de uma churrasqueira e, mais que isso, com os mais diferentes tipos de pães. Aprenda a receita!

Farofas

receitas de acompanhamentos para churrasco

Foto: Guia da Cozinha/Reprodução

1 – Farofa de bacon: Se você é apaixonado por bacon, vai adorar aprender essa receita de acompanhamento para churrasco usando farofa. Além de muito sabor, esse prato também se destaca por ser muito prático de fazer. Essa farofa de bacon é a pedida perfeita para acompanhar linguiças e carnes. Para potencializar ainda mais o gostinho desse aperitivo, você pode acrescentar pimentões, por exemplo, ou outros temperos a seu gosto.

2 – Farofa especial com linguiça: Farofa também combina muito com linguiça e, obviamente, esse acompanhamento não poderia faltar no seu churrasco. Nesta receita, ela é temperada com mandioca, farinha de rosca, cebola picada, milho e outros temperos que gostar.

3 – Farofa de chimichurri: Outra aposta que não deixa a desejar quando o assunto é acompanhamento para churrasco é esta farofa feita com chimichurri. É uma receita leve, mas que vai potencializar ainda mais o sabor da carne de churrasco. Para fazê-la, basta cortar uma cebola em tiras e fritar alho triturado e bacon. O próximo passo é temperar o chimichurri e finalizar adicionando farinha de mandioca. É uma delícia!

4 – Farofa de soja: Você vai receber amigos vegetarianos no seu churrasco de domingo? A farofa de soja é perfeita para servir esse grupo de convidados e, por incrível que pareça, é muito fácil de fazer, até mesmo por pessoas que não têm qualquer experiência na cozinha. Esta receita leva apenas quatro ingredientes. O resultado é muito sabor e crocância.

5 – Farofa de bacon com calabresa: E se você já ama a farofa com bacon, imagine a combinação deste aperitivo com a deliciosa calabresa? Além de gostosa, essa receita é muito simples e rápida de fazer. Basta fritar esses dois ingredientes e finalizar acrescentando a manteiga e a farinha de milho. Prontinho!

Saladas

receitas de acompanhamentos para churrasco

Foto: Comidas e Receitas/Reprodução

1 – Vinagrete: A vinagrete é um dos clássicos nos churrascos brasileiros. Para fazê-la, basta picar todos os ingredientes descritos nesta receita, temperar e servir à vontade.

2 – Salada de batatas com maionese: Esse acompanhamento para churrasco também é um clássico em todo churrasco e perfeito para os dias mais quentes do ano. Nesta receita, aprenda a preparar esse prato e, ainda, a fazer uma saborosa maionese caseira com limão siciliano. É uma opção aromática e leve para servir a galera no fim de semana!

3 – Salada refrescante com frutas: E já que estamos falando de verão, que tal apostar nessa refrescante salada com frutas para servir os seus convidados como acompanhamento para churrasco. Use manga, abacaxi, repolho roxo, uvas passas e repolho branco para montar um prato leve e saboroso.

4 – Salada de cebola com orégano: Já ouviu falar no tradicional cebolete? É assim que essa receita é conhecida entre muitos churrasqueiros. Para prepará-la, basta picar a cebola e deixá-la descansando em água morna, o que irá ajudar a amenizar o cheiro forte e sua acidez. Em seguida, tempere-a com orégano, azeite, pimenta do reino, sal e vinagre. Prontinho!

5 – Salada de folhas com maçãs: Outra opção perfeita para acompanhar o seu churrasco é a salada de folhas com maçãs, especialmente no caso de quem está procurando algo para fugir do tradicional. Esta receita é feita com cenouras raladas e folhas verdes, que são temperadas com cebola, maçãs, batata palha e outros ingredientes deliciosos.

Arroz

receitas de acompanhamentos para churrasco

1 – Arroz soltinho com alho-poró: Trata-se de uma receita fácil e rápida de preparar, mas que incrementa muito o sabor do churrasco. O preparo é feito como o de um arroz branco comum. No entanto, o segredo está no seu ingrediente de destaque, o alho-poró, que é adicionado quando a água do arroz ainda estiver fervendo. Fica uma delícia!

2 – Arroz biro-biro: Que tal unir o útil ao agradável e aproveitar o arroz que sobrou do jantar para fazer um delicioso acompanhamento para o seu churrasco? Para temperá-lo, você vai usar ovos, muito bacon e batata palha. Vale a pena experimentar!

3 – Arroz à grega: Sem dúvidas, este é mais um clássico entre as receitas de acompanhamentos para churrasco. Trata-se de um prato super colorido, que deixa o visual da sua mesa do domingão muito lindo, além de ressaltar o sabor da carne de churrasco. Outra vantagem do arroz à grega é que, assim como o biro-biro, pode ser feito utilizando uma panela apenas, o que já ameniza a correria que a gente fica em todo churrasco.

4 – Arroz com ervilha e milho: Além da ervilha e milho, como já entrega o nome desta receita de acompanhamento para churrasco, esse delicioso prato também leva calabresa, cheiro verde, cebola, colorau e, é claro, arroz. Fica uma delícia!

5 – Arroz com carne moída: Outra dica mega saborosa para servir como acompanhamento para o seu churrasco é o arroz de carne moída. Além da carne moída, obviamente, você pode fazer esta receita acrescente ingredientes como cenoura, cebola, batata e milho. É de dar água na boca, pode ter certeza!

Gostou de aprender essas deliciosas receitas de acompanhamento para churrasco? Compartilhe esse artigo com os amigos que também adoram reunir a galera para assar uma carne.

Até a próxima!

Deixe seu Comentário