Receitas Saudáveis

Receitas com grão-de-bico: 10 opções fáceis para preparar

Além rico em nutrientes benéficos à saúde, o grão-de-bico é um alimento versátil, que pode ser usado nos mais diferentes tipos de pratos para aproveitar as suas propriedades e, é claro, o seu sabor marcante.

As receitas com grão-de-bico são uma excelente pedida para lanches, petiscos, cremes, sobremesas, saladas, acompanhamentos e sopas mais saudáveis. Esse poderoso ingrediente possui em sua composição nutricional vitaminas C, E e K, além de fósforo e cálcio, entre outros minerais importantes para o nosso organismo.

Sendo assim, se você está procurando pelas melhores receitas de grão-de-bico para preparar em casa, a seguir, nós vamos mostrar as opções mais deliciosas para você aproveitar a leguminosa na sua cozinha e turbinar o cardápio e a saúde! Vamos lá?

Receitas de grão-de-bico deliciosas para você experimentar

Foto: M de Mulher/Reprodução

1 – Homus (pasta de grão-de-bico): Essa é uma das receitas de grão-de-bico mais procuradas quando se trata de aproveitar o sabor e as propriedades dessa leguminosa. A clássica pasta de grão-de-bico pode ser preparada como acompanhamento de um cardápio árabe, servido muito bem com o famoso pão sírio ou com torradinhas. Fica uma delícia!

2 – Salada de grão-de-bico com pimentão e tomate: Para preparar essa receita de salada de grão-de-bico, você pode cozinhá-lo e congelá-lo para usar sempre que precisar. Isso torna o preparo muito prático e, é claro, higiênico. Na hora de usá-lo, é só descongelar naturalmente e temperar com os ingredientes desta receita. É irresistível e saudável!

3 – Nuggets veganos de grão-de-bico: Vai rolar uma reunião do seu filho com os coleguinhas da escola e você não quer servir nada muito calórico ou pouco saudável aos pequenos? Todo mundo sabe que crianças adoram os deliciosos nuggets. Porém, com esta receita que usa grão-de-bico, você oferecer esses petiscos em uma versão vegana, cheia de nutrientes e suculenta para a galerinha. Para acompanhar, sirva potinhos com os molhos favoritos deles, tais como mostarda e catchup.

4 – Arroz com grão-de-bico e especiarias: E para quem está procurando uma versão diferente de arroz para experimentar, essa é uma boa pedida! A base desse arroz é um prato típico sírio-libanês, que vai com várias especiarias, incluindo o grão-de-bico. No lugar dele, se você quiser preparar outro arroz nesse estilo futuramente, pode colocar lentilhas. Fica igualmente saboroso!

5 – Purê de grão-de-bico ao curry: Não tem quem resista a um purê, né? E, aqui, ele fica com um sabor ainda mais marcante com o grão-de-bico e o curry. Até a cor dessa versão é diferentona. Essa receita de purê de grão-de-bico ao curry acompanha muito bem arroz branco e bife de carne.

Foto: Kitano/Reprodução

6 – Batata assada recheada com grão-de-bico: Você também ama batata assada? Então, você recheá-la com grão-de-bico para deixar esse prato ainda mais suculento. O preparo desta receita com grão-de-bico é muito rápido e simples, perfeita para quem tem a rotina muito corrida, mas gosta de comer bem.

7 – Sopa de grão-de-bico com alecrim: Para os dias mais frios do inverno, que tal apostar em uma deliciosa sopa de grão-de-bico com alecrim? Juntos, esses dois ingredientes podem aquecer o corpo, além de oferecer um gostinho todo especial ao paladar. E tem mais: essa sopa pode ser consumida à noite também, já que possui fácil digestão. Fica a dica!

8 – Sanduíche de grão-de-bico: Uma opção prática e deliciosa de lanche rápido com grão-de-bico é o sanduíche feito com essa leguminosa. Ele leva apenas 20 minutinhos para ficar pronto e não dá muito trabalho para fazer, o que significa menos louças sujas. Vale a pena experimentar!

9 – Polenta de grão-de-bico: Se você também não abre mão de uma suculenta polenta, esta feita com grão-de-bico pode te surpreender nos quesitos sabor e textura, além de ser muito mais saudável. A versão preparada com este poderoso ingrediente é super nutritiva, o que quer dizer que você comer sem culpa.

10 – Salgadinho de grão-de-bico: Mais uma dica de lanche é o salgadinho de grão-de-bico. Ele vale também com petisco para acompanhar aquela cerveja gelada, principalmente se estiver bem tostadinho. Para prepará-lo, você vai precisar de páprica, sal, azeite, cominho ou orégano. O tempo de preparo desta receita, que é feita ao forno, é de apenas meia-hora.

Gostou de conhecer as melhores receitas com grão-de-bico para experimentar? Compartilhe-as!

Até a próxima!

Veja também:

Deixe seu Comentário