Carnes

11 receitas com chuleta para um almoço ou jantar especial

A chuleta é um dos cortes mais nobres presentes na mesa dos brasileiros, sendo macia e bastante suculenta. Trata-se de um bife de contrafilé com osso, que pode ser tanto bovino quanto suíno ou ovino.

A peça é uma boa pedida para servir a família ou amigos em um almoço ou jantar especial. No entanto, por ser uma carne especial, é preciso ter maior cuidado na hora de cozinhá-la. Pensando nisso, a seguir, nós separamos algumas deliciosas receitas com chuleta para você aprender e experimentar em casa, sem desperdiçar qualquer parte do corte.

Além de gostosa, a chuleta também é bastante versátil, podendo acompanhar muito bem arroz, salada, farofa e legumes. Veja neste post as melhores receitas com chuleta para você fazer aí na sua cozinha!

Receitas com chuleta fáceis de fazer

Foto: Fashionbubbles.com/Reprodução

1 – Chuleta bovina ao alho: A chuleta bovina é uma das favoritas entre os amantes desse corte tão nobre. Além disso, também é uma excelente opção para quem gosta de carnes bem temperadas e em versões grelhadas. Na lista de ingredientes estão o azeite, o óleo, o alho (ingrediente “estrela” do prato) e, ainda, você pode adicionar outros condimentos de sua preferência. Essa receita acompanha muito bem um delicioso milho.

2 – Chuleta de porco na panela de pressão: Já os fãs da chuleta suína podem apostar nessa opção, principalmente se não gostarem muito de frituras. Essa receita não utiliza óleo e, ainda, rende oito porções. Entre os temperos da lista de ingredientes estão a pimenta, suco de limão, sal e colorau. Na hora de servir, o prato acompanha muito bem uma salada e arroz soltinho.

3 – Chuleta bovina para churrasco: Quem ama churrasco vai adorar essa receita com chuleta! Os ingredientes usados são a pimenta-do-reino, alho, sal fino e vinagre. No lugar do vinagre, também é possível utilizar o azeite ou a cerveja. Fica a seu critério!

4 – Chuleta assada no forno com maionese de alho: Outra opção de receita com chuleta é preparar o corte assado no forno. Você vai precisar de quatro peças da carne, pimenta a gosto, sal, maionese, azeite e dois dentes de alho amassados. Para o preparo, disponha as bistecas já temperadas com alho, sal e pimenta em uma forma grande e leve ao forno pelo tempo de, mais ou menos, 35 minutos.

5 – Chuleta bovina com crosta temperada: Sabe aquela capa crocante e suculenta? Nessa receita, você vai se deliciar com uma dessa! Entre os ingredientes que serão utilizados no preparo estão seis peças de chuletas, mostarda, suco de dois limões, farinha de rosca, queijo parmesão ralado, páprica, orégano desidratado, manteiga, dois ovos batidos e óleo. Como acompanhamento, você pode apostar em um saboroso milho cozido com manteiga de ervas. Para fazê-lo, separe manteiga com sal, seis milhos, alecrim, ervas finas e pimenta-do-reino.

6 – Chuleta simples assada no forno: Apesar de simples, essa receita com chuleta não deixa a desejar no sabor! E o preparo também é muito fácil: basta temperá-la e levar a peça primeiramente à frigideira e, depois, ao forno. Na lista de ingredientes estão pimenta dedo-de-moça, cebola a gosto, duas linguiças, pimenta-do-reino, sal e cebola a gosto. Lembre-se de temperar bem o corte antes de levá-lo para assar.

7 – Chuleta bovina assada na cerveja: Essa receita com chuleta também é muito simples e rápida de preparar, levando apenas 40 minutos. Entre os ingredientes estão pimenta a gosto, sal e uma lata e meia de cerveja clara. O prato acompanha muito bem um arroz branco e soltinho, salada de verduras e legumes, batata assada e uma farofinha com bacon. Vale a pena experimentar!

8 – Chuleta de porco em crosta temperada: Outra forma de saborear uma chuleta de porco é apostando também na crosta temperada, que ensinamos anteriormente na receita de chuleta bovina. Para prepará-la, você vai precisar de 700 gramas de chuleta de porco com osso fatiada, sal, uma colher de mostarda, dois ou três dentes de alho descascados e limão tahiti. Durante o preparo, a carne também deve ser empanada. Fica uma delícia!

9 – Chuleta com chimichurri: O preparo dessa receita com chuleta é bem parecido com o das receitas anteriores. Aqui, o toque especial fica por conta do molho chimichurri, tradicional na culinária do Uruguai e Argentina, principalmente em churrascos. Trata-se de um tipo de vinagrete picante que, combinado com esse tipo de corte, fica suculento.

10 – Chuleta bovina com cebola flambada: Tem algo mais delicioso que cebola flambada? E, junto com a chuleta, fica simplesmente divina! Para preparar essa receita, você vai dos seguintes ingredientes: quatro peças de chuletas, pimenta-do-reino, conhaque, uma cebola grande fatiada, sal, duas colheres de azeite e tomilho. O primeiro passo é preparar a carne e levá-la até uma frigideira grande. Depois, espere até a chuleta dourar e, em seguida, adicione a cebola. Fica irresistível!

11 – Chuleta bovina assada com geleia de pimenta: Ainda para os amantes de pratos mais saudáveis, essa outra versão de chuleta assada também é perfeita para um almoço ou jantar especial. A estrela da receita é a geleia de pimenta, além de temperos como sal, pimenta e cominho. Não deixe de experimentar!

Gostou de aprender essas deliciosas receitas com chuleta? Compartilhe!

Até breve!

Veja também:

Deixe seu Comentário