Carnes

Receitas com alcatra: 16 pratos para saborear com a família

Está procurando pelas melhores receitas com alcatra para variar o cardápio e surpreender a família ou amigos naquele almoço de domingo? Então, chegou ao lugar certo!

A alcatra é uma carne bovina de primeira, retirada da parte traseira do animal, e, por isso, costuma ser muito macia, sem nervos ou rebarbas de gordura, além de bem vermelhinha e, é claro, é muito saborosa.

No entanto, para aproveitar melhor a degustação desse tipo de corte, é preciso saber prepará-lo das mais diferentes formas. Afinal, não tem nada pior que comer sempre a mesma coisa na rotina, concorda?

E se você não faz ideia de por onde começar, a seguir, nós listamos as mais deliciosas receitas com alcatra para você fazer em casa, que vão desde o tradicional bife ou pratos com molhos especiais e legumes, para você variar o seu repertório na cozinha!

Receitas com alcatra assada

Academia da Carne/Reprodução

1 – Bife de alcatra à parmegiana: Para quem está procurando por receitas com bife de alcatra, a primeira da nossa lista é a opção perfeita para quem gosta de crocância, aquela casquinha que dá água na boca. Dentre os ingredientes estão queijo e molho de tomate e o preparo é feito forno, ideal para quem não quer comer frituras, por apenas meia horinha.

2 – Alcatra recheada: Essa é uma opção de receita com alcatra mais elaborada e, obviamente, ainda mais gostosa. Aqui, ela é recheada com queijo e presunto, o que deixa o sabor ainda mais marcante. Apesar disso, o preparo também é muito simples e rápido!

3 – Alcatra com batata e ghee: Já uma sugestão para quem está em busca de um prato mais saudável, essa receita de alcatra com batata e manteiga ghee é perfeita. Para quem não conhece, a ghee é uma manteiga purificada e sem lactose e, portanto, menos calórica. O preparo dessa receita é um pouco mais demorado, de uma hora, mas vale muito a pena!

4 – Alcatra com presunto parma: O toque especial desta receita, como o nome já entrega, é o presunto parma, que tem um sabor marcante e suculento. Com as batatas assadas, a receita fica ainda mais irresistível.

Receitas com alcatra cozida

Foto: Tudo Gostoso/Reprodução

1 – Picadinho de alcatra na cerveja: Pense em uma receita que pode deixar qualquer pessoa com água na boca? Na lista de ingredientes estrela a cerveja clara, a responsável por oferecer um sabor especial à carne e ao molho.

2 – Alcatra com molho de cebola: Essa receita de alcatra traz o corte bem temperado com cebola, o que deixa o gosto mais marcante, além de oferecer ao prato os inúmeros benefícios da cebola.

3 – Alcatra com café: E se você está buscando por receitas com alcatra um tanto diferentes, pode apostar no café como ingrediente principal no preparo, que vai conferir um sabor marcante ao prato, junto com a cebola. Fica uma delícia!

4 – Tiras de alcatra com molho de gorgonzola: Está aí uma ideia para quem está reunindo os amigos para tomar aquela cerveja e está sem ideias de petiscos para servir. As tiras de alcatra ao molho gorgonzola são deliciosas e são as acompanhantes perfeitas para a social com a galera. Além disso, elas também caem muito bem em um almoço ou jantar ou mesmo como recheio de um sanduíche para o lanche da tarde. Versatilidade é a palavra-chave desta receita!

Receitas com alcatra grelhada

Foto: Receiteria/Reprodução

1 – Alcatra com shimeji: O diferencial dessa receita de alcatra está no molho, feito com cogumelos shimeji, que deixa o prato bem suculento. A dica para saborear essa receita é servir purê de batata com milho verde como acompanhamento.

2 – Alcatra com queijo coalho e bacon: Essa receita é semelhante ao famoso e tradicional bife à rolê, em que a carne é recheada e enrolada, muito popular nas mesas brasileiras. Aqui, ele ganha o toque especial do molho de tomate como cobertura. Uma verdadeira delícia!

3 – Alcatra ao molho de mostarda: O preparo desta receita de alcatra é feito com bifes altos do miolo do corte grelhados e, posteriormente, cobertos com molho de mostarda e creme ricota. É uma opção de prato perfeita para quem está em busca de experimentar novos sabores e mais sofisticados, mas a partir de um preparo rápido. O segredo aqui é servir a receita acompanhada de batatas.

4 – Espetinho com molho teryaki: Também é possível usar a alcatra para servir espetinhos naquele churrasco de domingo com a família ou amigos. Neste caso, eles podem ser grelhados em um grill, o que torna o preparo super rápido. Por fim, basta servir acompanhado de molho teryaki, que confere um sabor adocicado à carne.

Receitas com alcatra variadas

Foto: Veran Delivery/Reprodução

1 – Strogonoff de alcatra: Certamente, você já experimentou várias versões do popular strogonoff, certo? Mas, aqui, ele ganha o gosto especial da alcatra, tornando o prato diferente e, é claro, sem igual. Experimente!

2 – Escondidinho de alcatra: O escondidinho também é um prato bastante popular na mesa dos brasileiros. E, com a alcatra, ele ganha um sabor marcante, além de ser mais saudável que as demais versões, pelo fato de o corte ser mais magro e macio. Outros ingredientes são a mandioca, requeijão light, salsa, leite desnatado, entre outros temperos.

3 – Chilli de alcatra e legumes: Essa receita de alcatra, sem dúvidas, é uma excelente pedida para quem está atrás de um prato mais elaborado para surpreender a família. O chilli aqui não é o mexicano, mas sim, o dos Estados Unidos, que é preparado com pedaços de carne, legumes e molho. Essa delícia pode ser servida como acompanhamento de massas, polenta e arroz.

4 – Sopa de alcatra: Para os dias mais frios, nada melhor que essa sopinha suculenta de alcatra. Dentre os ingredientes desse prato, que deve ser servido bem quentinho, estão a cerveja e os legumes.

Gostou de aprender essas saborosas receitas com alcatra? Compartilhe!

Até breve!

Veja também:

Deixe seu Comentário