Carnes

Receitas com fraldinha: 10 pratos para saborear no almoço ou jantar

A fraldinha é um dos cortes de carnes favorito dos brasileiros. Seja assada, ao molho, para churrasco, frita ou na chapa, a sua maciez e sabor combinam perfeitamente com a hora do almoço ou jantar, especialmente para os dias mais corridos, que pedem refeições mais rápidas, ou em eventos especiais para reunir a família e os amigos.

Para quem ainda não conhece, a fraldinha é um corte bovino retirado do fraldão, que nada mais é que o abdômen do boi. Esta é uma carne considerada saudável, por ser mais magra em relação aos demais cortes, mesmo possuindo uma estrutura inervada e coberta por uma capa de gordura.

E se você quer experimentar a fraldinha pela primeira vez ou quer testar novos pratos na cozinha, a seguir, nós separamos para você as melhores receitas com fraldinha para você saborear sozinho (a) ou em família. Confira!

Receitas com fraldinha simples

Foto: Kitano/Reprodução

1 – Fraldinha simples: Para preparar este prato, você terá que utilizar a parte mais macia da peça de fraldinha. O passo a passo é muito simples e fácil, já que os únicos temperos que você irá usar são o alho e o sal. Em seguida, é só levar à carne à grelha por, mais ou menos, cinco minutos. Acompanha muito bem salada e mandioca!

2 – Fraldinha na panela de pressão: Uma receita com fraldinha que pode ser feita de forma muito rápida, em menos de 30 minutinhos. Além de prática, essa opção é super saborosa, graças à camada caramelizada feita com cebola e tomates.

3 – Fraldinha na chapa: E para quem não abre mão de fraldinha grelhada, essa receita feita na chapa pode trazer muito sabor e crocância, graças ao tempero feito com especiarias e camada dourada por fora. Para manter os sucos da carne na hora de comer, basta esperar alguns minutos depois que tirar o corte da chapa, cortá-la e servi-la em seguida.

4 – Picadinho de fraldinha com legumes: Está procurando por receitas com fraldinha mais elaboradas? Apesar de o picadinho ser um prato já clássico na mesa dos brasileiros, por ser versátil e de rápido preparo, ele pode ganhar um toque ainda mais especial quando feito com a fraldinha. A fraldinha com legumes pode ser a versão ideal para um almoço ou jantar mais saudável, mas com muito sabor!

5 – Fraldinha assada ao forno: Essa receita com fraldinha leva mostarda, que, junto com o alho, oferece um sabor mega especial ao prato. Aproveite para servir com alguns vegetais regados ao molho dessa receita. Fica uma delícia!

Receitas com fraldinha mais elaboradas

Vai Comer o Quê?/Reprodução

1 – Rocambole de fraldinha: Para quem está procurando receitas com fraldinha mais elaboradas e sofisticadas, o rocambole de fraldinha é a opção que impressiona não só pelo seu sabor, mas também por sua apresentação. O preparo também é muito simples: com a carne aberta, basta temperá-la, rechear com tomate e espinafre e enrolar para, só então, levar ao forno. O prato fica lindo e delicioso!

2 – Kafta de fraldinha: Outra receita com fraldinha para quem quer impressionar é a kafta feita com esse corte. A kafta se trata de um prato típico do Oriente Médio. Porém, aqui, ele ganha uma versão especial, com a fraldinha moída bem temperada, enrolada em um espeto de madeira e assada na chapa ou na churrasqueira. É de dar água na boca!

3 – Fraldinha na cachaça: Se você quer servir um churrasco diferente para a galera no próximo churrasco de domingo, sem dúvidas, a fraldinha na cachaça é uma excelente ideia. Além de bastante aromática, por causa das especiarias usadas para temperar, ela também fica bastante macia e com sabor mais acentuado por ser flambada na cachaça. Com certeza, você vai impressionar a todos os amigos e a família com este prato.

4 – Fraldinha recheada com espinafre e bacon: Seguindo a mesma ideia do rocambole que ensinamos acima, essa receita com fraldinha ganha um gostinho ainda mais suculento ao acrescentar o bacon, mesmo sendo assada. É uma refeição perfeita para confraternizações e churrascos.

5 – Brasato de fraldinha: Mais uma versão mais requintada entre as receitas com fraldinha que nós separamos para você aqui, o brasato é um prato preparado com folhas de louro, molho de vinho e cebola. No entanto, o preparo é um pouco mais demorado. É preciso levar a carne temperada à geladeira por, pelo menos, 12 horas antes de ir ao fogo. Depois, a fraldinha deve cozinhar lentamente, o que irá potencializar o seu sabor e dos temperos, compensando o tempo gasto na cozinha. Vale a pena experimentar!

Gostou de aprender essas deliciosas receitas com fraldinha? Compartilhe esse post com os seus amigos que amam experimentar novas receitas na cozinha!

Até a próxima!

Aprenda a fazer também:

Deixe seu Comentário