Comida caseira

Como fazer galinhada? Aprenda a receita passo a passo!

como fazer galinhada

Que tal preparar uma galinhada com arroz soltinho para toda a família hoje? Além de ser um prato que vale por uma refeição, é muito fácil de fazer e fica pronto em apenas 40 minutinhos!

A receita é bastante tradicional na mesa dos brasileiros e tem cheiro e gosto de comida de mãe! No entanto, para conseguir muito sabor e textura no ponto, a dica é temperar muito bem o frango, cozinhá-lo pelo tempo ideal e acrescentar os ingredientes a seu gosto, mas que ofereçam “sustância”, tais como cenoura, pimentão, cúrcuma e milho, entre outros.

Quer saber como fazer galinhada passo a passo? Anote a receita que vamos ensinar aqui para surpreender o paladar dos seus convidados no próximo almoço de domingo!

Como fazer galinhada simples

como fazer galinhada

Foto: Camil/Reprodução

Ingredientes:

  • 1 fio de óleo;
  • 1 frango caipira pequeno sem pele, em pedaços, com pé e pescoço;
  • 1 cabeça de alho amassada;
  • 500g de arroz;
  • 1 pimentão vermelho pequeno picado;
  • 1 pimentão amarelo pequeno picado;
  • 1 tomate sem pele picado;
  • 1 colher (sobremesa) de açafrão;
  • 0.5 lata de milho verde;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 caldo de galinha.

Como preparar:

Para fazer a sua galinhada simples, o primeiro passo é refogar o alho em uma panela em fogo médio com um fio de óleo. Em seguida, coloque o frango e deixe-o cozinhar, mexendo sempre até que ele fique douradinho.

Agora, vá pingando água para que ele cozinhe devagar e sempre. Feito isso, quando o frango estiver sem água e bem cozido, adicione o arroz e o açafrão, misturando bem. Junte também o tomate, os pimentões, o milho verde, a cebola picada e, também, a água com caldo de galinha.

Aguarde cozinhar. Assim que perceber que a água secou e o arroz ficou cozido, desligue o fogo e espere amornar. Prontinho! Pode servir à vontade.

Veja também:

Como fazer galinhada caipira

como fazer galinhada

Foto: Cursos CPT/Reprodução

Ingredientes:

  • 1 galinha caipira;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 2 cebolas picadas;
  • 2 tabletes de caldo de galinha;
  • 6 copos (americanos) de arroz cru;
  • Tempero a gosto (pimenta, alho, sal);
  • 1 litro de óleo;
  • Água o quanto baste para cozinhar um arroz comum.

Como preparar:

Comece essa receita cortando a galinha caipira em pedaços. Feito isso, coloque os temperos e a cebola em uma panela e deixe refogar, fritando bem. Agora, vá pingando água aos poucos, misturando bem até sentir que os temperos penetraram na galinha.

Quando ver que a galinha está bem dourada, retire-a do óleo e leve-a para cozinhar em uma panela de pressão por, aproximadamente, 20 minutos (em casos em que a galinha for muito dura), junto com o caldo de galinha.

Enquanto isso, prepare o arroz da sua galinhada. Refogue-o normalmente e retire o excesso de óleo depois. Assim que a galinha terminar de cozinhar, junte-a ao arroz refogado, com todo o caldo.

Caso ache necessário, adicione mais água fervente, até cobrir todo o arroz. Espere secar, como se estivesse preparando o arroz comum, e abaixe o fogo, até que ele fique bem soltinho. Prontinho!

Veja também:

Receitas de galinhada para você experimentar em casa

como fazer galinhada

Foto: Stela Handa/Alto Astral/Reprodução

Gostou da galinhada simples? Agora, imagine poder saborear outras versões desse prato delicioso? Aprenda, a seguir, algumas receitas de galinhada de dar água na boca!

1 – Galinhada mineira: Esta é uma receita com muito sabor, ideal para agradar toda a família! Feita com arroz, frango, açafrão e verduras, a galinhada mineira vale por uma refeição completa, seja no almoço ou jantar. O preparo é rápido e fácil!

2 – Galinhada goiana: Praticamente todos os estados têm a sua receita própria de galinhada e, obviamente, o bom e velho Goiás não poderia ficar de fora! A galinhada típica goiana leva em seu preparo o frango inteiro, além de miúdos e pedaços, para quem gosta de muito sabor. Vale a pena experimentar!

3 – Galinhada com quiabo: Se tem um legume que já foi alvo de muito preconceito é o quiabo! Mas, graças aos melhores chefs de cozinha do mundo, ele ganhou lugar também na mesa dos brasileiros. Esse ingrediente oferece muito sabor a qualquer prato e acompanha muito bem uma galinhada. Com ou sem baba? Descubra nesta receita!

4 – Galinhada com pequi: Mais uma versão de galinhada goiana, este prato conta com o sabor ilustre do pequi, fruto típico do estado de Goiás e que já é sucesso até nas receitas mais sofisticadas pelo Brasil. Basta colocar arroz, frango, e pequi e, depois, saborear. Aprenda a receita!

5 – Galinhada na panela de pressão: Quer preparar uma galinhada prática e rápida? Esta receita é perfeita para quem não abre mão desse prato no fim de semana, mas tem pressa no preparo! Apesar de mais rápida de fazer, o sabor continua o mesmo. É de dar água na boca!

Gostou de aprender como fazer galinhada passo a passo? Compartilhe!

Até a próxima!

Deixe seu Comentário