Massas

Lasanha de batata: aprenda 10 receitas fáceis e suculentas!

A batata é um dos alimentos mais importantes em nossa dieta alimentar. É pura fonte de proteína, carboidratos e vitaminas importantes para a nossa saúde.

É consumida ao redor do mundo em forma assada, cozinha, purê e, é claro, a mais famosa, a deliciosa batata frita. Também serve como espessante para sopas e caldos.

Mas você sabia que também é possível usar a batata para fazer lasanha? Neste artigo, queremos mostrar mais uma das facetas da batata. Ela faz parte do mundo das massas, mais especificamente, da lasanha de batata. Venha conferir as receitas que separamos para você!

Veja também:

Lasanha de carne: aprenda 10 receitas fáceis e rápidas!

Como fazer lasanha de batata simples

Ingredientes:

1 – Massa

  • 1 quilo de batata;
  • Sal a gosto.

2 – Molho vermelho

  • 1 embalagem de molho ou extrato de tomate;
  • 1 copo de água (quantidade de um copo americano);
  • 2 dentes de alho amassados ou picados;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino;
  • 1 maço de cheiro verde;
  • 1 porção de coentro;
  • 1 cebola média picada;
  • 1 pimentão pequeno (pode ser o amarelo, verde ou vermelho);
  • 250 gramas de azeitona sem caroço picada;
  • Azeite.

3 – Recheio

  • 400 gramas de queijo mussarela fatiado;
  • 500 gramas de presunto fatiado;
  • 1 embalagem de queijo parmesão ralado para salpicar por cima (se quiser comprar duas para garantir, melhor!).

Como preparar:

Molho vermelho

Em uma panela média ou grande, coloque o azeite (3 colheres de sopa, no máximo) e refogue a cebola e o alho. Quando estiver ficando douradinho, acrescente o pimentão e deixe fritar um pouquinho para pegar o sabor.

Depois, despeje o molho de tomate, junte a azeitona picada, os temperos coentro, cheiro verde, as azeitonas e a pimenta-do-reino, que fica a seu critério.

Deixe curtindo no fogo por um minuto e, depois, acrescente o copo de água. Tampe, deixe ferver mais um pouquinho, desligue o fogo e reserve.

Coloque as batatas para cozinhar e cuide para que não passe do tempo e fiquem despedaçadas. Após o cozimento, um truque para evitar isso é passá-las embaixo da torneira com água fria, para dar aquele choque térmico. Depois reserve, deixando esfriar.

Para montar a lasanha, pegue a forma ou travessa que você escolheu para assá-la e despeje uma camada do molho. Corte as batatas em fatias e faça uma camada logo acima do molho.

Na sequência, adicione uma camada de presunto, uma camada de batata fatiada e uma camada de queijo mussarela. Repita o procedimento até chegar na camada de molho. Salpique com o queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por 30 minutos.

Para fazer o molho também tem a opção de colocar todos os ingredientes, exceto as azeitonas picadas, no liquidificador e bater.

Veja também:

Lasanha de abobrinha: 13 receitas deliciosas e fáceis!

Receitas de lasanha de batata para você experimentar

1 – Receita de lasanha de batata com purê de batata: Um purezinho de batata cremoso e gostoso é irresistível. Na lasanha, então, nem se fala! A combinação do queijo, presunto e purê de batata fazem um trio imbatível para deixar sua lasanha deliciosa. E não podemos esquecer também do molho de tomate, que vai por cima do purê, dando aquele toque especial. Uma receita, fácil, prática e muito saborosa.

2 – Receita de lasanha de batata com molho branco: Mais uma receita imperdível e super fácil de preparar. Traz a combinação da firmeza batata com a cremosidade do molho branco. A novidade aqui é o tomate seco, que será colocado em camadas.

3 – Receita de lasanha de batata com carne picada: Esta lasanha é para os amantes de carne. Em seu recheio tem linguiça calabresa e carne picada. É ideal para aqueles almoços em família, pois, além de ser deliciosa, rende muito.

4 – Receita de lasanha de batata com frango: O frango não pode faltar na lasanha. Aqui, ele vem para complementar e dar mais e sabor a todo o conjunto. Além desta deliciosa carne, entre os ingredientes também temos o molho branco e o requeijão, que ficam ótimos com tudo.

5 – Receita de lasanha de batata com carne moída: Para não deixar o frango se achando muito importante, trouxemos também a receita com carne moída (risos). Brincadeiras à parte, a lasanha de carne moída é a mais tradicional e uma das primeiras a se tornar quase indispensável nos almoços, jantares e eventos especiais. E, neste prato, temos um ingrediente curioso: a maionese. O que ela tem a ver com a lasanha? Confira a receita para descobrir!

Veja também:

Aprenda 12 receitas de lasanha de berinjela saborosas

6 – Receita de lasanha de batata com peixe: Em alguns restaurantes, o peixe sempre é servido com o acompanhamento de um purê de batatas. E, para juntar o útil ao agradável, criaram esta lasanha, que traz a batata como a massa da lasanha e o peixe colocado em camadas alternadas. Só vai faltar o arroz à grega e #partiu saborear.

7 – Receita de lasanha de batata com bacon: Uma dica ímpar e maravilhosa em seu conjunto de sabores é essa lasanha de batata, onde o bacon faz as honras. Sei que alguns não comem carne de porco, mas depois de provarem este prato, com certeza, vão mudar de ideia. Também fazem parte dos ingredientes desta receita o creme de leite e queijo, que deixam tudo mais cremoso e gostoso.

8 – Receita de lasanha de batata com milho: O milho, além de nutritivo e ser indispensável em nossa alimentação, tem um cheiro gostoso e combina tanto para pratos doces como para pratos salgados. A cremosidade desses preciosos grãos dão vida a qualquer prato e, aqui, nessa lasanha, faz uma perfeita combinação com o queijo mussarela e as batatas.

9 – Receita de lasanha de batata doce: Acredite se quiser: ela existe sim! É a lasanha feita com batata doce. Além de ser ultra saudável, a batata doce não é muito calórica e deixa um sabor levemente adocicado ao prato. E entre os ingredientes desta receita têm o cogumelo e o queijo cottage, mas que também podem ser substituídos, se assim você achar melhor.

10 – Receita de lasanha de batata com peito de peru: Esta lasanha fica deliciosa com o peito de peru, mas você pode variar e, ao invés de uma camada de peito de peru, colocar uma camada de salame. Vale a pena experimentar!

Veja também:

4 receitas de lasanha de frango de dar água na boca

Deixe seu Comentário