Doces e Sobremesas

Como fazer brigadeiro: aprenda 14 receitas fáceis e rápidas!

Quem nunca fez um brigadeiro de panela em casa, que atire a primeira pedra! Este doce faz parte da vida de todo mundo.

É aquele doce onde a criançada se acotovela nas festinhas de aniversário para comer de montão. Os olhos de brilham e a boca enche de água quando vemos este docinho irresistível!

Mas, afinal, como fazer brigadeiro? Você até consegue fazer o brigadeiro caseiro com leite condensado e o famoso chocolate em pó, mas o ponto exato para ficar bom e outros tipo de brigadeiros você vai descobrir aqui. Anote tudinho!

Veja também:

Como fazer brigadeiro de microondas: 5 receitas fáceis

Como fazer brigadeiro simples (tradicional)

Ingredientes:

  • 1 caixinha de leite condensado;
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga sem sal;
  • 4 colheres de chocolate em pó ou 7 colheres de achocolatado;
  • Chocolate granulado a gosto.

Como preparar:

Em uma panela, de preferência funda, adicione o leite condensado, a margarina ou manteiga e o chocolate ou achocolatado em pó. Deixe em fogo baixo para derreter.

Enquanto isso, sempre mexa a mistura até alcançar o ponto de desgrudar da panela. Deixe esfriar e faça as bolinhas, passando depois no chocolate granulado.

Veja também:

Bolo bomba de chocolate: 5 receitas fáceis e deliciosas

Receitas de brigadeiro para você experimentar

1 – Receita de brigadeiro original: Você sabia que o brigadeiro original tem gema em sua composição? Pois é! Para quem não gosta muito de ovo, pode parecer estranho eles estarem presentes em um brigadeiro. Mas, felizmente, os ovos são colocados em fogo baixo, juntamente com outros ingredientes da receita, o que vai amenizar o cheiro e gosto forte do ovo.

2 – Receita de brigadeiro de microondas: Aqui está uma receita fácil, feita no nosso inseparável amigo microondas. É com ele que a vontade e tentação de comer este maravilhoso docinho vai ser saciada. Na receita, vai o leite condensado, a margarina e o achocolatado ou chocolate em pó.

3 – Receita de brigadeiro de microondas sem margarina ou manteiga: Esta receita é bem parecida com a anterior, mas, aqui, a diferença é que, além de não ter a margarina ou manteiga, sua atenção deve estar bem alerta para tirar a mistura do microondas no tempo certo.

4 – Receita de brigadeiro mousse: Este brigadeiro é de comer de joelhos de tão bom! Você utiliza nada mais nada menos que puro chocolate ao leite,que você vai derretendo aos poucos no microondas. E, depois, você une o chocolate derretido ao creme de leite e ao chocolate ou achocolatado em pó. O restante confere abrindo a deliciosa receita.

5 – Receita de brigadeiro com bolacha maria: A bolacha de maizena é uma velha conhecida da culinária doceira. E, aqui nesta receita de brigadeiro, ela vai fazer a diferença com sua textura e crocância.

6 – Receita de brigadeiro de coco: Este brigadeiro de coco, geralmente, é confundido com outros nomes de docinhos nas festas de aniversário, como o beijinho. Mas, nesta receita, os ingredientes são leite condensado, coco ralado, o delicioso leite de coco e manteiga.

7 – Receita de brigadeiro de morango: Este brigadeiro diferente tem também o nome curioso de “bicho-de-pé” e, uma vez ou outra, aparece nas festas e confeitarias da cidade. Neste brigadeiro, os ingredientes usados são leite condensado, achocolatado em pó sabor morango (geralmente, é o Nesquik) e manteiga, que deve ser sem sal. Depois de enrolado, o açúcar cristal é usado para finalizar, mas nada impede que você use outro tipo de granulado.

8 – Receita de brigadeiro de copinho: Este brigadeiro de copinho é aquele docinho para comer bem sossegado, assistindo um belo programa ou filme. E, nele, tem os ingredientes leite, chocolate em pó e leite condensado.

 

9 – Receita de brigadeiro em banho-maria: O leite em pó faz parte desta receita, juntamente com os ingredientes, leite condensado, o cremoso creme de leite e manteiga derretida. E, aqui, o diferencial é cozinhar em banho-maria, que vai dar um efeito e visual único ao doce. O único probleminha é que demora cerca de 1 hora para ficar pronto. Mas, se você não se importar com a demora em ficar pronto, vai valer a pena.

10 – Receita de brigadeiro mesclado: É a mistura de um brigadeiro com chocolate ao leite com o chocolate branco, uma ideia que deu certo! Os ingredientes são leite condensado, o achocolatado ou chocolate em pó e manteiga. O brigadeiro de chocolate branco tem os ingredientes leite condensado, chocolate branco picado e a manteiga.

11 – Receita de brigadeiro de ovomaltine: O ovomaltine é uma explosão de cremosidade e sabor doce, que merece até aplausos! Para a nossa alegria, ele faz parte da receita de brigadeiro, que tem também como ingredientes o chocolate amargo, leite condensado e creme de leite.

12 – Receita de brigadeiro de capuccino: O marcante e delicioso capuccino ganha sua versão brigadeiro com muito charme e estilo. Nesta receita, quase que gourmet, também tem os ingredientes leite condensado, cacau em pó, manteiga, café solúvel da marca que preferir e a canela para polvilhar.

12 – Receita de brigadeiro de amarula: A amarula é uma frutinha, natural da África, que sempre é servida como drink. Aqui, ela faz parte de um brigadeiro, que ganha com a amarula um gosto de menta e doçura inigualável. Os ingredientes deste doce gourmet são o leite condensado, a manteiga, a amarula e chocolate meio amargo.

13 – Receita de brigadeiro de amêndoas: Este brigadeiro é simplesmente maravilhoso, por combinar esta delícia que tem seu ápice em períodos natalinos. Ainda bem que tem disponível em supermercado, pois há lugares onde ela é escassa. Neste brigadeiro, além da amêndoa, tem os ingredientes leite condensado, manteiga sem sal, creme de leite, sal e lascas de amêndoa para decorar. Ele fica mole. Sendo assim, ele é servido em copinhos para degustação.

14 – Receita de brigadeiro de pistache: O pistache é um grão que há muitos anos tem sido servido no cardápio do povo brasileiro. Ele ainda não pode ser comparado ao amendoim em questão de popularidade e preço, mas tem presença na culinária de doces. Nesta receita estilo gourmet, tem os ingredientes leite condensado, manteiga sem sal, creme de leite, uma porção de pistaches sem casca e sem sal e mais uma porção de pistaches inteiros para decorar.

Veja também:

Amendoim cri-cri de chocolate: como fazer passo a passo

Deixe seu Comentário