Frutos do mar

Receitas de temaki: 10 opções para fazer e saborear em casa

receitas de temaki

Você é fã da culinária japonesa e quer experimentar novas receitas de temaki preparadas aí mesmo na sua cozinha? O temaki é um prato típico do Japão e, junto com outros tradicionais, como sushi e sashimi, faz sucesso também entre os brasileiros.

Os ingredientes utilizados para fazer um temaki são mesmos de um sushi, já que este primeiro surgiu, em 1970, como uma forma de saborear o clássico sushi de maneira mais acessível e prática. O que vai diferenciar aqui é o formato em que esses ingredientes da receita são montados.

Enquanto o sushi é feito em forma de rolinho com salmão, o temaki é elaborado em modelo de cone. Aqui no Brasil, é possível montar um temaki a partir de variados sabores, diferente das versões japonesas originais, que leva apenas arroz, alga, legumes e peixes, como o salmão.

Quer aprender as mais deliciosas receitas de temaki para sentir o gostinho direto do Japão aí na sua casa? Confira a seguir!

Melhores receitas de temaki para experimentar

receitas de temaki

Foto: Receiteria/Reprodução

1 – Temaki de salmão com cream cheese

Essa é uma das receitas de temaki favoritas dos fãs da culinária japonesa. Para prepará-la, basta apostar em um recheio maravilhoso com pedacinhos de salmão, uma boa quantidade de cream cheese e cebolinha. Apesar da lista curta de ingredientes, essa versão de temaki não deixa a desejar quando o assunto é sabor.

2 – Temaki frito (Hot Filadélfia)

O temaki frito, o Hot Filadélfia, é um dos mais dos mais consumidos entre os brasileiros. Este se trata de uma versão frita da receita, que agrada os paladares que gostam de apreciar temakis mais diferentes. E o passo a passo também é bem rápido e simples!

3 – Temaki doce

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é de reinventar receitas. E esta receita de temaki doce é uma delas! Porém, apesar de deliciosa, como você deve imaginar, em nada tem a ver com o temaki japonês que estamos acostumados. Dentre os ingredientes utilizados no preparo estão leite condensado, coco ralado, arroz, leite de coco, creme de leite, cravo e canela a gosto e água.

4 – Temaki grelhado

Outra versão diferentona para quem quer experimentar novas receitas de temaki é a versão grelhada do prato. O preparo também não é complicado, o que significa que você pode reproduzir essa receita sem qualquer dificuldade na sua cozinha. Dentre os ingredientes estão a cebolinha, cream cheese, salmão, alga, sal, açúcar, vinagre para sushi tozan, água e arroz oriental.

5 – Temaki de camarão

E para quem é fã de frutos do mar e não abre mão também de um suculento camarão, essa receita de temaki também pode surpreender esse tipo de paladar. Vale a pena experimentar!

receitas de temaki

Foto: Guia da Semana/Reprodução

6 – Temaki skin

O temaki skin também está entre os favoritos dentre os cozinheiros que amam a culinária japonesa e, aqui, o peixe é frito, o que torna a receita ideal para quem não gosta muito de comer peixe cru. Para preparar a receita deste temaki, você vai precisar de arroz japonês, sal, água, vinagre de arroz, alga, cebolinha, salmão fresco, azeite e cream cheese.

7 – Temaki de salmão com couve

Que tal saborear uma receita de temaki leve e que ainda pode deixar a sua refeição mais detox? Essa versão é perfeita para quem não abre mão de um delicioso temaki, mas também não quer comer algo pesado na semana ou no fim de semana. Aqui, a couve vai frita, o que deixa a textura do prato crocante e marcante.

8 – Temaki de salmão e ricota

Apesar de parecer algo um tanto estranho misturar creme de ricota com salmão quando se fala nesse tradicional prato oriental, não tenha dúvidas de que o resultado é maravilhoso. Além de a combinação conferir uma explosão de sabor ao paladar, a boa notícia é que essa receita de temaki também é pouco calórica, o que significa que você pode se deliciar até mesmo se estiver em uma dieta.

9 – Temaki de salmão e pepino

Para quem procura uma receita mais leve de temaki, mas que seja igualmente gostosa, essa versão com salmão e pepino é perfeita. No preparo estão ingredientes como cebolinha, cream cheese e pepino. Além de ser um prato muito nutritivo, também é muito saboroso.

10 – Temaki com salmão e cebolinha

Já para quem é mais tradicional e quer fazer em casa uma receita de temaki mais clássica, a de salmão com cebolinha é ideal. Aqui nesta receita, a lista de ingredientes traz itens como salmão, cebolinha e nori. E não se engane: apesar de poucos itens, o gosto é incrível.

Gostou de experimentar as mais saborosas receitas de temaki? Compartilhe-as!

Até a próxima!

Veja também:

Deixe seu Comentário