Frutos do mar

Receitas com camarão: aprenda 10 pratos fáceis e saborosos

receitas com camarão

Está procurando as mais deliciosas receitas com camarão para servir no próximo almoço ou jantar em família? Esse fruto do mar possui um sabor e textura característicos, que, apesar de dividir opiniões, agrada muitos paladares e pode ser utilizado como estrela principal de vários pratos na cozinha.

Aqui no Brasil, existem três espécies de camarões: pistola, rosa e sete-barbas. Por serem típicos de água salgada ou doce, cada tipo tem um gosto próprio, podendo combinar com diferentes receitas, inclusive, bastante sofisticadas.

E, além do seu sabor exótico e suculento, o camarão, se consumido da forma correta (de preferência, fresco), pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tais como combater a artrite e a artrose, além de fornecer ao corpo nutrientes, dentre eles, vitaminas do complexo B e o poderoso ômega 3.

Confira, a seguir, as melhores receitas com camarão, rápidas e fáceis de fazer, para você experimentar agora mesmo!

Aprenda receitas com camarão simples, rápidas e fáceis

receitas com camarão

Foto: Kitano/Reprodução

1 – Bobó de camarão: Esse é um dos pratos mais clássicos quando se fala em receitas com camarão. Entre os principais ingredientes utilizados no preparo da receita de bobó com camarão, além do próprio fruto do mar, está o azeite de dendê, que deve ser de qualidade para conferir o gosto perfeito do bobó.

2 – Risoto de camarão colorido: O risoto é outro prato tradicional que cai muito bem com um camarão fresco. E essa versão colorida é perfeita para servir os amigos ou familiares em um almoço de sábado. Na lista de ingredientes estão o arroz arbóreo, camarão cru com casca, cebola, azeite, pimentões vermelho e amarelo, sal, parmesão, salsinha e pimenta. A mistura fica uma delícia!

3 – Arroz com camarão e tilápia: Já essa receita é a pedida perfeita para quem realmente ama frutos do mar. Aqui, a mistura de peixe, da espécie tilápia, e camarão promete conferir um sabor todo especial ao prato. Além deles, é utilizado o arroz branco comum, mas você também substituí-lo pelo arroz arbórea, se achar melhor.

4 – Camarão com macarrão integral: Para os amantes de massa, essa receita de camarão com macarrão integral pode ser uma ideia de prato leve, mas cheio de sabor. Trata-se de um prato ideal para servir a galera em um almoço especial de domingo, por exemplo. Na lista de ingredientes estão o camarão descascado, a cebola, o macarrão integral, alho, pimentão, azeite, sal, pimenta, tempero verde, azeite, manjericão e tomates. Um mix de muito sabor.

5 – Camarão com moqueca de peixe: Apesar de ser um pouco mais demorada para preparar, por se tratar de uma receita de dificuldade média, essa receita promete ser um sucesso em qualquer refeição. Para fazê-la, você vai precisar de camarões médios, limão, cebola, leite de coco, tomate, pimenta-do-reino, peixe de carne firme, alho, azeite de dendê, coentro, salsinha, sal e pimenta vermelha.

receitas com camarão

Foto: Tasty Demais/Reprodução

6 – Strogonoff de camarão: O strogonoff é um prato muito popular na mesa dos brasileiros. Mas, com o camarão, ele pode ganhar um ar de sofisticação, sendo perfeito para servir no tradicional almoço de domingo com toda a família reunida. Durante o preparo, em vez do conhaque, utiliza-se o vinho branco, além de ketchup, mostarda e molho inglês.

7 – Camarão empanado com coco: Para quem é fã de pratos fritos, apostar nessa receita de camarão empanado com coco é uma boa pedida. Além de ser deliciosa, ela fica pronta em apenas meia hora. Para prepará-la, você vai precisar dos seguintes ingredientes: camarão branco ou pistola (já limpo, isto é, sem a casca e as vísceras), ovos, creme de leite, azeite extravirgem, farinha de trigo, coco ralado, pimenta e sal. Fica uma delícia!

8 – Feijão com dendê e camarão seco: Este é um prato típico da culinária baiana e, como todos os outros da região, tem gosto marcante e delicioso. Na lista de ingredientes estão o camarão seco, arroz de coco, feijão fradinho, farofa de dendê e moqueca. Apesar de ser mais difícil encontrar o camarão seco, todos os outros você pode achar facilmente em qualquer supermercado.

9 – Camarão alho e óleo: Sabe aquele petisco típico para degustar quando vamos à praia? Simples, mas delicioso, o camarão alho e óleo pode ser feito de forma muito fácil em casa e ficar com o gostinho praiano. Além de gostoso, o preparo só leva meia hora!

10 – Empadão de camarão: Já essa receita de empadão de camarão é uma explosão de sabor e cremosidade, já que leva catupiry e possui uma massa super macia. No entanto, o preparo pode ser um pouco mais demorado em relação às demais receitas com camarão que ensinamos aqui, podendo levar cerca de uma hora e vinte minutos.

Gostou de aprender essas saborosas receitas com camarão? Compartilhe-as!

Até a próxima!

Veja também:

Deixe seu Comentário