Utensílios de Cozinha

Quais as melhores panelas de cerâmica?

Quais as melhores panelas de cerâmica?

Escolher uma panela de qualidade é parte do processo de preparo de boas receitas, e um dos tipos mais utilizados de panela, são as de cerâmica. Você tem dúvida sobre quais as melhores panelas de cerâmica?

Então você precisa conhecer as principais características e o que faz com que algumas panelas de cerâmica ganhem destaque no mercado. Vamos tiras as dúvidas de quais as melhores panelas de cerâmica?

Como é feita a panela de cerâmica?

O diferencial desse tipo de panela já inicia na forma de fabricação, com o tipo de material utilizado.

A fabricação ocorre com argila e possui revestimento em cerâmica, o que proporciona uma forma de cozimento única aos alimentos.

Além disso, por possuir base sólida de argila, esse modelo de panela é extremamente resistente e possui ótima durabilidade.

Depois de saber um pouco de como é a fabricação que esse tipo de panela possui, como saber quais são melhores panelas de cerâmica? Isso é essencial para fazer uma compra com qualidade e garantia de satisfação.

Quais as melhores panelas de cerâmica?

Antes de mais nada é preciso dizer que existem diversos tipos e modelos, com todos os acabamentos e formatos.

E uma das principais dicas no momento de escolha qual adquirir e investir em um conjunto que satisfaça todas as necessidades de sua cozinha.

Dentro disso, algumas das opções que mais são procuradas, são:

  • Conjunto da marca Ceraflame: vem com 3 panelas em tamanhos diferentes e uma frigideira;
  • Premiere Ceraflame chocolate: acompanha 4 panelas em formato mais ovalado e uma frigideira mais funda;
  • Conjunto colonial Ceraflame: 3 panelas, uma frigideira e uma chaleira.

Vantagens

Esses modelos possuem alta resistência contra choques térmicos para evitar que as panelas sofram algum tipo de dano. Além disso, o material de fabricação é totalmente atóxico, o que é essencial para o preparo de alimentos.

Ademais, a superfície dessas panelas são completamente lises, sem nenhum tipo de relevo. Isso facilita muito o processo de limpeza e evita que resíduos de uso entrem em locais difíceis de limpar.

Outra grande vantagem desses modelos de panela de cerâmica é a praticidades. Outrossim, elas podem ser utilizadas tanto diretamente na chama do fogo, quanto no forno convencional ou no micro-ondas.

Isso proporciona vasta versatilidade no preparo dos alimentos, permitindo que você faça uma infinidade de receitas com preparos diferenciados.

A gastronomia indica quais as melhores panelas de cerâmica?

Muitos chefes de cozinha experientes preferem utilizar panelas de cerâmica para preparar suas receitas.

E isso acontece por diversos motivos, um deles é a tradição que esse tipo de panela possui.

As panelas de cerâmica são fabricadas desde que o homem primitivo começou a trabalhar com o endurecimento de barro utilizando fogo.

Com isso, depois de todo o aprimoramento de técnicas de fabricação, esses modelos de panela são uns dos melhores do mercado.

Quais as melhores panelas de cerâmica?

Diferença na fabricação manual

Além das marcas mais requisitadas do mercado de panelas de cerâmica, ainda existe a opção de encontrar panelas que são fabricadas de forma artesanal.

Além disso, esses modelos podem ser diferenciados em quesitos de individualidade, pois são peças únicas, produzidas uma a uma.

No entanto, é importante ficar atento pois esse tipo de panela não oferece a mesma segurança que as panelas feitas de forma industrial.

Com a fabricação artesanal não há controle dos materiais utilizados no momento de fabricação das panelas. Além disso, não existe controle acerca da forma de fabricação.

Ademais, a consequência disso é que se torna difícil atestar a segurança para a saúde quando esse tipo de panela entra em contato com o alimento, em temperaturas elevadas.

Para os alimentos, quais as melhores panelas de cerâmica?

As panelas de cerâmica que oferecem maior resultado na hora de preparar o alimento, são as totalmente revestidas de cerâmica.

Existem alguns módulos de revestimento parcial, mas as que possuem cerâmica em todas as partes são as que conseguem entregar um alimento com maior sabor e intensidade.

O cozimento que esse tipo de panela proporcionar, é diferenciado. Isso acontece graças ao modo como a distribuição de calor é feita.

Em comparação com outras versões, esse tipo de panela de cerâmica consegue igualar a distribuição do calor. Ademais, isso garante um cozimento equilibrado por todas as partes do alimento a ser preparado.

Além disso, sem muitas discrepâncias na divisão do calor, não fica uma parte do alimento com falta de cozimento, enquanto outra parte fica cozinha em demasia.

Ademais, esse modelo consegue manter o calor por muito mais tempo. Isso quer dizer que você pode ser a panela, deixar na mesa por um tempo, e mesmo assim a comida não vai esfriar com facilidade.

As panelas de cerâmica são a melhor opção para utilizar no preparo de grãos, justamente por essa questão da conservação e distribuição de calor.

É sabido que os grãos são alimentos que possuem um tempo de cozimento maior. Com isso, a utilização desse tipo de panela permite que o tempo de preparo seja menor, uma vez que o calor se mantém sempre elevado na panela.

Outrossim, outro tipo de alimento que entra nessa mesma ideia, é a carne. Por precisar de maior tempo de preparo, muitas vezes, a carne também é um alimento que se adapta muito bem quando preparado em panelas com revestimento total em cerâmica.

Considerações finais

Depois de demonstrar alguns modelos de uma das melhores marcas de panelas de cerâmica e mencionar diversos benefícios que essas panelas oferecem, se torna fácil afirmar que sua cozinha pode ser muito mais eficiente com uma boa panela de cerâmica.

E quais as melhores panelas de cerâmica? Aquelas que consigam suprir suas expectativas e necessidades.

Portanto, escolha tamanhos compatíveis com o que você costuma preparar nas refeições, bem como opte sempre por panelas que sejam totalmente revestidas de cerâmica.

E não precisa ter preocupação quanto a aderência, pois as panelas de cerâmica são ainda menos aderentes do que os revestimentos próprios para essa finalidade.

Dessa forma, sempre que quiser saber quais as melhores panelas de cerâmica? Basta lembras das principais dicas e escolher os modelos que mais irão servir você e sua família.

Deixe seu Comentário