Bolos e Tortas

Bolo de fubá: 11 receitas saborosas de dar água na boca!

O fubá, assim como o arroz e feijão, é muito comum nas cozinhas brasileiras e tem benefícios excelentes para a saúde, motivo de estar presente em nosso cardápio diário. Ele fortalece o sistema imunológico e o seu consumo frequente evita várias doenças.

Por isso, o bolo de fubá é tão conhecido em nosso país que se tornou uma verdadeira tradição, principalmente quando tem como acompanhamento aquele delicioso cafezinho à tarde.

Ele, de certa forma, é fácil de fazer. Mas, se não acertar na forma de bater a massa, tudo vai por água abaixo. Por isso, para você não errar na próxima vez que for preparar o seu bolo de fubá, fizemos uma lista de várias receitas para você experimentar. Anote tudo aí!

Veja também:

Bolo de fubá cremoso: como fazer + 3 receitas fáceis

Como fazer bolo de fubá simples e fofinho

Ingredientes:

  • 2 ovos inteiros;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 xícara de chá de azeite;
  • 2 xícaras de chá de leite;
  • 2 xícaras chá de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de chá de fubá;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Como preparar:

Coloque no liquidificador o azeite, os ovos, o leite, o açúcar e bata até que fique uma mistura cremosa e homogênea. Em uma tigela, vá juntando o trigo e o fubá com a mistura do liquidificador, de maneira intercalada.

Sempre que possível, vá mexendo a massa com uma espátula. Após terminar de despejar todo o conteúdo do liquidificador, mexa bem a mistura e acrescente o fermento em pó. Misture novamente.

Para este tipo de bolo, a forma com aquele furo no meio seria ideal, mas, na falta dela, use a que você tem em casa. Unte esta forma com azeite e açúcar cristal, para facilitar o processo de desenformar depois que o bolo de fubá estiver assado.

Feito isso, leve ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 180 graus e sempre verifique até ele dourar. Depois, retire do forno, espere o bolo de fubá amornar e desenforme.

Você também pode usar como cobertura cremes feitos de doce de leite ou leite condensado e, também, creme de chocolate, feito com chocolate em pó.

Veja também:

Bolo bomba de chocolate: 5 receitas fáceis e deliciosas

Receitas de bolo de fubá para você experimentar

1 – Receita de bolo de fubá na batedeira: Ao invés de bater o bolo à mão, nesta receita, você vai usar a batedeira , o que vai deixar a massa do bolo de fubá bem mais incorporada, fofinha, além de dar menos trabalho. O açúcar e os ovos são os ingredientes chaves para fazer este bolo crescer bonito.

2 – Receita de bolo de fubá sem farinha de trigo: Este é o típico doce brejeiro, do campo, onde somente a farinha de fubá toma conta da receita. Alguns bolos misturam a farinha de trigo, o que tira a originalidade dele. O bolo feito somente com o fubá tem um gosto marcante, com o sabor do inconfundível milho.

3 – Receita de bolo de fubá cremoso: O bolo cremoso é muito saboroso e agradável ao paladar. E, nesta receita, temos um ilustre ingrediente: o queijo ralado. Pois é! Ele não é um estranho salgado em terra de doces. No bolo de fubá cremoso, o queijo dá o toque para ter a consistência e sabor diferenciado que o doce merece. E uma coisa boa: tudo é feito no liquidificador, de maneira prática e rápida.

4 – Receita de bolo de fubá com erva doce: A erva doce sempre é lembrada para fazer chá ou ser usada para fazer aqueles sabonetes e shampoos perfumados. Só que, aqui, ela se une ao bolo de fubá para dar um sabor único e aroma à receita. Você tem a opção de fazer a massa no liquidificador ou na batedeira, que dá menos trabalho e deixa o bolo mais fofinho.

5 – Receita de bolo de fubá com goiabada: A goiaba é uma das frutas mais nutritivas, saudáveis e suculentas que existem. Não é à toa que o personagem Chico Bento, da Turma da Mônica, vive roubando essas gostosuras do sítio de seu vizinho. No bolo de fubá, a goiaba é um diferencial, que pode ser feito tanto com a goiaba vermelha como com a branca. Inclusive, a cobertura do doce pode ser à base de goiaba para finalizar com chave de ouro.

6 – Receita de bolo de fubá sem glúten e sem lactose: Esta receita é ideal para as pessoas que são tolerantes ao glúten e lactose. Este bolo é feito com açúcar demerara, leite de coco, óleo de milho ou girassol, dentre outros ingredientes.

 

7 – Receita de bolo de fubá com canela em pau: A canela é uma especiaria que, por onde passa, deixa um cheiro gostoso e hipnotizante, sem contar o sabor, que marca uma sensação gostosa na boca. Um chazinho de canela no inverno é tudo de bom. Mas a canela, agora, será usada no bolo de fubá, que, junto com os outros ingredientes, como erva-doce e coco ralado, torna o bolo irresistível, com gosto e aroma agradáveis. Vai ser de limpar a forma!

8 – Receita de bolo de fubá com leite de coco: Este bolo, apesar de parecer massudo com a presença da farinha de trigo e o fubá na massa, fica extremamente leve com o leite de coco. Tem o sabor de um bolo de milho doce com um leve toque e aroma de coco. Combinação perfeita!

9 – Receita de bolo de fubá com maizena: A maizena é uma velha conhecida da culinária brasileira. Muitos doces e bolos são feitos com ela. Nesta receita, ela faz par com o fubá, deixando este doce com uma textura firme, porém, leve e fofinha. E outro ingrediente que vai deixar o bolo com um gostinho agridoce é o queijo ralado.

10 – Receita de bolo de fubá com mussarela: Por essa, eu acho que você não esperava! Bolo de fubá incluindo mussarela… E, para sua surpresa, fica excelente, com um gosto maravilhoso. Na receita, não vai farinha de trigo e a massa pode ser batida no liquidificador.

11 – Receita de bolo de fubá com canela, cravo-da-índia e gengibre: O bolo de fubá ganha sabor e cheiro muito marcantes com estes três ilustres ingredientes. Este doce aguça os sentidos, deixando um gostinho marcante ao paladar.

Deixe seu Comentário