Massas

Bolinhos de couve-flor: aprenda 6 receitas fáceis

A couve-flor é um alimento muito saudável e imprescindível no cardápio diário. No entanto, muita gente torce o nariz para ela, geralmente, porque não sabe bem como prepará-la e aproveitar o seu sabor e benefícios.

E isso, sem dúvidas, a couve-flor tem de sobra! Rica em manganês, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina K, além de antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças no coração, câncer, melhorar a saúde cerebral, combater a constipação, fortalece os ossos, entre outros.

Além disso, ela pode ser feita a partir das mais diferentes receitas, como é o caso dos bolinhos de couve-flor, que você vai aprender a fazer no nosso post de hoje!

Esse delicioso quitute, que é bem parecido com o clássico bolinho de arroz, só que mais saudável, pode ser feito a partir de várias versões: assado, frito, low carb, vegano, entre outras muitas outras opções!

Quer saber como fazer bolinhos de couve-flor? Então, pegue já o seu caderninho e anote as receitas que vamos ensinar a seguir!

Como fazer bolinho de couve-flor simples

Foto: Já Mudei/Reprodução

Ingredientes:

  • Água;
  • Meia couve-flor;
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • Cebolinha a gosto;
  • Salsinha a gosto;
  • 1 colher de sobremesa de sal;
  • 1 ovo;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Como preparar:

O primeiro passo é cozinhar a couve-flor em água e sal. Em seguida, escorra-a e coloque-a em uma vasilha para amassar. Experimente. Caso precise, acrescente mais sal. Feito isso, adicione salsinha, ovo, pimenta-do-reino e a cebolinha.

Agora, é hora de adicionar a farinha, que terá a finalidade de deixar a massa consistente, ou seja, nem muito dura e nem muito mole. Vá adicionando, mas com o cuidado de não exagerar. O ponto ideal será quando você levantar a massa com uma colher de sopa e ela se soltar facilmente, desde que esteja consistente.

Agora, é hora de levar para fritar. Depois de esquentar o óleo, basta colocar um pouco da massa com a própria colher. Lembrando que, se você tiver acertado no ponto dela, ela irá cair sozinha da colher. Deixe fritar até perceber que a massa ficou morena. Prontinho! Pode servir à vontade.

Veja também:

Como fazer lasanha à bolonhesa com molho branco? Aprenda a receita!

Receitas de bolinho de couve-flor para experimentar

Foto: Guia da Cozinha/Reprodução

1 – Bolinho de couve-flor frito: O bolinho de couve-flor frito é a versão favorita deste quitute. Ele é bem parecido com o bolinho de arroz, que é uma das comidas de boteco que a galera mais gosta. A diferença aqui é que ele é mais saudável. A dica aqui é deixá-lo bem gostoso, fofinho e dourado. Experimente fazer!

2 – Bolinho de couve-flor assado (ao forno): E para quem quiser deixar esse prato ainda mais saudável, vale a pena apostar na versão assada. O bolinho de couve-flor assado é uma boa pedida para quem não quiser usar óleo na receita, como no caso de quem está em uma dieta de emagrecimento ou para baixar o colesterol, por exemplo.

3 – Bolinho de couve-flor low-carb (fit/light): E por falar em pessoas que estão em uma dieta para perda de peso, essa opção de bolinho de couve-flor low-carb (sem carboidratos) pode ser ideal. Com essa receita, você pode aproveitar os benefícios e sabor da couve-flor, sem correr o risco de ganhar alguns quilinhos. Vale a pena experimentar!

4 – Bolinho de couve-flor com frango: Adicionar o frango à receita do bolinho de couve-flor é uma ótima opção para quem quiser adicionar esse prato a um cardápio focado no maior consumo de proteínas. É o caso de atletas e praticantes de atividades físicas, que desejam ganhar mais massa muscular, por exemplo, mas sem precisar comer receitas pouco saudáveis.

5 – Bolinho de couve-flor vegano: E para quem é adepto ao estilo de vida vegano, pode apostar nesta versão do bolinho de couve-flor vegano, isto é, sem a adição de nenhum ingrediente de origem animal. Além de ser muito saudável, também incentivar o maior consumo de legumes. E fica uma delícia!

6 – Bolinho de couve-flor na airfryer: Procurando uma forma de fazer o bolinho de couve-flor sem a adição de óleo? Então, aposte nesta receita feita na airfryer. Essa versão tem a vantagem conter menos calorias, o que deixa um aspecto de bolinho assado, macio por dentro e crocante por fora. É de dar água na boca!

Gostou de aprender essas receitas de bolinhos de couve-flor? Então, compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe seu Comentário